Cresce o Movimento em defesa da Praça Nossa Senhora da Paz


O caderno Zona Sul, do Jornal O Globo, publicou hoje reportagem comentando a defesa da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que tem sido feita pelos moradores do bairro, entre eles, os membros do Movimento Preserve Ipanema.

A Prefeitura do Rio deseja construir no local uma garagem subterrânea, mas os moradores de Ipanema e o Movimento Preserve Ipanema são contra, afinal, isto representaria a destruição de nossa Praça e de todos os benefícios que ela traz, trocando-os por um trânsito caótico, um ar mais poluído e um bairro com menos lazer para crianças e idosos.

Confiram a reportagem abaixo ou clicando aqui para ir ao site Bairros.com do jornal O Globo:

Jornal O Globo - Caderno Zona Sul - 01/10/2009

Após ficar dez anos parado, o projeto da garagem subterrânea da Praça Nossa Senhora da Paz é de novo polêmica em Ipanema. Moradores mobilizam forças para impedir a construção por meio da internet, da distribuição de panfletos e do recolhimento de assinaturas para um abaixo-assinado. No próximo sábado, dia 3, às 13h, integrantes do movimento abraçarão a praça. Mas o prefeito Eduardo Paes parece empenhado em tirar o plano do papel. Ele pediu à empresa Ipanema Park S.A — que ganhou a licitação feita pelo então prefeito Luiz Paulo Conde — modificações na concepção para minimizar os impactos ao meio ambiente.

A prefeitura também negocia o fim do processo judicial da empresa, que alega prejuízos financeiros com a desistência da obra.

— Querem fechar a Avenida Rio Branco para carros e fazer uma garagem subterrânea em Ipanema, que atrairá mais veículos? É um contrasenso — argumenta o advogado Marcelo Queiroz, que participa da mobilização.

Já o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, afirma que o objetivo é ordenar o bairro, e não incentivar mais veículos. Entre as exigências que estão sendo feitas, a impantação de ciclofaixas no entorno da praça, no lugar das vagas de estacionamento.

Reproduzida a reportagem, vale ressaltar que, como a matéria do Jornal O Globo foi divulgada também na seção Bairros.com do Globo Online, foi possível às pessoas comentar a iniciativa da Prefeitura: A esmagadora maioria é contrária à obra, criticando a garagem e a intenção da Prefeitura de construí-la.

Um comentário:

  1. A Prefeitura, ao querer impor este projeto pela goela abaixo dos moradores, age na prática como se fosse a representante dos interesses de uma empresa privada que quer lucrar com uma garagem. O senhor prefeito e seus secretários mostram, assim, sua ignorância completa e total do seu papel como defensores do interesse público, conceito que parecem desconhecer. Atenciosamente_Carlos

    ResponderExcluir